LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.

26 novembro 2012

TOMIE OHTAKE

Na minha coleção "Um origami para..." há trabalhos feitos para celebrar pessoas simples que amo ou artistas que me inspiram, gente em cujo jardim, deixo passear meu olhar e meu afeto. O primeiro foi Ray Bradbury, quando ainda estava por aqui. O origami em sua homenagem, é um caleidoscópio e está no livro a ser publicado. Depois vieram Samantha, Onishi, Malalu, Niemeyer.
No dia do aniversário de Tomie Ohtake criei essa tessellation - tampa de caixa tradicional -  para presenteá-la. Com as cores preferidas da artista, várias camadas e muita admiração por sua obra, tão vasta e sempre em evolução.


"Quando acordo eu pinto formas e cores que sonhei 'a noite. Meu jeito não é fora. Lá fora não vou buscar. Não tem nada para mim. É melhor sonhar." 
Tomie Ohtake

"Sempre colocando muitas cores, camada, camada, até chegar onde eu quero." Tomie Ohtake

Ensaios: abaixo, algumas das muitas varições possíveis que foram sendo criadas enquanto eu estudava outras formas a partir da base da tampa. Com elas, cheguei ao resultado que gostei tanto que não poderia simplesmente ser chamado de variação, passando então a denominar-se "Tomie e as estrelas".




Tutorial:
A tampa Tomie e a caixa retangular alta, foram feitas cada uma com um quadrado de papel de igual tamanho. Se você quiser fazê-la e encontrar alguma dificuldade com as fotos, contate-me por email ou em comentários.






A caixa foi feita segundo o fotograma abaixo. É um modelo que acredito, já tradicional, pela sua simplicidade e funcionalidade.

Introduzi uma pequena modificação a partir do passo 4 para obter um outro resultado, onde as bordas superiores ganham maior firmeza em sua união.
Algumas variações:










Nenhum comentário:

Postar um comentário